Foto: João Alves (PMSM)/Divulgação
Após 23 anos de trabalho sem sede própria, a Associação Bem Viver agora tem permissão para atender em um prédio da prefeitura, por cinco anos. O termo de permissão de uso foi assinado no sábado (2), na Praça Marechal Osvino Ferreira Alves, Bairro Nonoai, local onde fica a edificação do Executivo Municipal e que acabou de passar por reforma. A instituição será responsável pela manutenção do prédio pelo prazo contratual, que poderá ser prorrogado.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A presidente da instituição, Lilia Farret, pontuou que há mais de 20 anos a Bem Viver atende pessoas com Síndrome de Down, mas que o trabalho é muito maior.
– Nós prestamos apoio às famílias também, contamos com voluntários de diversas especialidades para ajudar pais, mães, familiares e os nossos atendidos. Fazíamos um rodízio de casas, nos reuníamos em praças e parques para conseguirmos atender a todos. Agora, nesta explosão de sentimentos, de alegria de sonho realizado, digo a todos: bem-vindos à nossa sede – concluiu Lilia.
O prédio
Antes da reforma, o Executivo Municipal contatou instituições filantrópicas para a cedência de uso do espaço. Das contatadas, a Associação Bem Viver foi a que aceitou os termos para uso do espaço.
Por tratar-se de prédio da prefeitura, o investimento foi feito com recurso próprio no valor de R$ 382.823,48, sendo R$ 143.501,03 referentes à mão de obra e R$ 239.322,45 referentes a materiais. O prazo de execução do serviço foi de 180 dias e uma empresa foi licitada para a reforma da edificação.
- Ministério da Saúde antecipa vacinação contra gripe; campanha começa em março
- Após cura de leucemia por transplante de medula 100% compatível, doadora e receptora se conhecem em festa de casamento
A revitalização contou com construção de novas paredes, troca de azulejos dos sanitários, revestimento do piso, instalação de novas janelas, pavimentação externa com acessibilidade e piso tátil, entre outros reparos. Também foram feitos serviços de hidrossanitário e elétrico.
A Associação Bem Viver tem permissão para utilizar o local por cinco anos, com possibilidade de prorrogar o prazo. Enquanto ocupar o espaço, a associação fica responsável pela manutenção do prédio.
A associação
Fundada em junho de 2000, a instituição filantrópica tem cadastro de mais de 160 pessoas com Síndrome de Down. O objetivo é prestar apoio aos associados e seus familiares a partir de serviços de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e outros. Todos os profissionais que atuam na Bem Viver são voluntários.
Conforme a presidente da Associação Bem Viver, Lilia Farret, o foco agora é a instalação na sede e atendimento dos associados já registrado. Contudo, a diretoria aceita novos cadastros, para que os atendimentos comecem assim que possível. O contato pode ser pelo Facebook ou Instagram da associação, ou pelo WhatsApp (55) 99159-2979.
A assinatura da Permissão de Uso e a entrega do prédio contaram com shows da Banda da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS) Santa Maria, sob regência do sargento Jeferson dos Santos, e da Janu Uberti. A solenidade também foi acompanhada pelo chefe interino do Gabinete do Prefeito, Carlos Vianna; pela secretária adjunta de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, Jéssica de Senne.
Também estavam presentes a fundadora e primeira presidente da Associação Bem Viver, Luciane Smeha; a atual presidente da instituição, Lilia Farret; o vice-presidente da Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down, Vicente Fiorentini; e a engenheira da Prefeitura e fiscal da obra, Victória Colpo; os vereadores Admar Pozzobom e Juliano Soares, além de servidores da Prefeitura, pessoas atendidas pela Associação Bem Viver, acompanhados de pais e responsáveis, diretoria da instituição e moradores do entorno da Praça Marechal Osvino Ferreira Alves.
Associação Bem Viver
– Atende pessoas com Síndrome de Down
– No momento, faz cadastro para novos associados, que serão atendidos conforme a possibilidade da instituição
– Contato: Facebook, Instagram ou WhatsApp (55) 99159-2979
*Com informações da prefeitura de Santa Maria